Como funciona o Fies 2016

Atualizado em: março 1, 2015

by Fies 2016 on 1 de março de 2015

Como funciona o Fies 2016? Entenda como funcionamento do Fies 2016 (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar a graduação dos estudantes matriculados em instituições privadas de ensino superior.

As grandes vantagens do financiamento estudantil do Fies 2016 são a forma de pagamento e a taxa juros cobrada ao ano que atualmente é de 3,4% ao ano. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o atual agente operador do programa. Até 2015 o estudante poderia solicitar o financiamento em qualquer momento do ano, todavia com as modificações ocorridas este período voltou a ser específico em calendário divulgado pelo MEC.

Fases do Financiamento do Fies 2016

Fies 2016 Financiamento Estudantil

As condições de financiamento do Fies 2016 se dividem em três fazes distintas:

  • Fase de Utilização
  • Fase de Carência
  • Fase de Amortização

Fase de Utilização: Nesta fase a cada três meses o estudante pagará um valor máximo de R$50,00 (cinquenta reais) que é referente aos juros do período incidentes sobre o financiamento. Com isso o estudante não terá grandes preocupações quanto à garantia de conclusão do curso.

Carência: Esta fase começa após a conclusão do curso. Num período de 18 meses de carência o estudante poderá recompor seu orçamento, porém a cada trimestre terá que quitar o valor máximo de R$50,00 (cinquenta reais) ainda referente a juros do financiamento.

Amortização: Nesta fase o período de carência já foi encerado e o saldo devedor restante é parcelado em ate três vezes o período do curso, podendo ainda ser acrescido de mais 12 meses. Assim o estudante que financiar os estudos com o Fies 2016 tem um prazo de até 13 anos para quitar o saldo devedor, a exemplo de um curso de 4 anos.

Para se inscrever no Fies 2016 inicialmente o estudante deve acessar o site do programa e efetuar uma simulação no endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php. Vale ressaltar que esta simulação é calculada levando em consideração os dados informados pelos interessados, logo os resultados obtidos possuem um caráter meramente ilustrativos disponibilizando informações aproximadas sobre o financiamento.

É possível consultar no site do Programa o curso e as instituições de ensino superiores privadas mais próximas. Com esta informação o estudante saberá exatamente se o curso que deseja está disponível para financiamento.

Novos contratos poderão ser efetuados em breve quando o MEC divulgar o cronograma do Fies 2016. Acompanhe mais notícias do Fies no Facebook. Curta e Compartilhe.

[Total: 6    Média: 3.3/5]

Ana Paula dos Santos Couri janeiro 26, 2016 às 13:30

Quero muito conseguir o FIES, e meu sonho fazer faculdade de enfermagem.

Responder

Anderson janeiro 27, 2016 às 11:32

Gostaria de saber , caso tenha fies se posso trocar de entidade e manter o financiamento?

Responder

laura cristina resende de araujo fevereiro 10, 2016 às 09:48

oi,bom dia. gostaria de saber,se eu comecar o curso pelo fies,e depois nao gostar tem como,nao fazer esse curso,se pago alguma coisa depois.

Responder

lucimary costa ruas fevereiro 25, 2016 às 11:35

Quero saber dos benefícios pra pessoas que estudaram ate o ano de 2009
se ainda tem esse beneficio
Preciso ir ate o FIES ou devo procurar uma faculdade?
Eu formei o ensino medio em 2008.

Aguardando.

Responder

GEZICA ROCHA PINTO maio 19, 2016 às 14:31

e verdade que so pode fazer o fies quem quem fes o nem.

Responder

lucilene barros de freitas souza julho 16, 2016 às 12:02

quem pode participar e adquirir o financiamento?

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: